sábado, 25 de setembro de 2010

Novo técnico: Especulações e teorias

Especulações e teorias sobre quem será o novo comandante do Tricolor é o que não faltam, mas algumas coisas parecem ser definitivas:
  • Pelo que tem dito Jesus Lopes, Leco e JJ, Baresi é interino
  • Em 2011 o aproveitamento de garotos formados na base será prioridade
A partir destas duas constatações, podemos imaginar vários cenários para a não contratação imediata de um técnico:

Renovação
Embora gaste milhões com o CFA de Cotia, o departamento profissional não aproveitava os garotos da base. Com Sergio Baresi isso mudou.

Em menos de 40 dias Baresi conseguiu transformar promessas como Lucas e Casemiro em realidade. Além deles, Zé Vitor, Lucas Gaucho e Bruno Uvini também foram promovidos e alguns deles já vem sendo relacionados para os jogos.

Juvenal não quer interromper esse processo pois como há vários jogadores em final de contrato e outros que não corresponderam às expectativas, sabe que precisará formar um novo time em 2011, e quanto mais “pratas da casa” tiver nele, melhor.

Além dos garotos citados acima, Henrique, Mazola e Wellington deverão ser aproveitados na próxima temporada.

Se Baresi conseguir um desempenho espetacular neste resto de Brasileirão, pode ser mantido no cargo.

Economia
A posição na tabela de classificação torna complicada qualquer aspiração mais ambiciosa para a equipe. Até mesmo a classificação para a Libertadores 2011 é pouco provável, e por isso não faria sentido gastar altas somas com um técnico somente para ele “cumprir tabela”.

Dorival e Luxemburgo, embora disponíveis, são profissionais caros e costumam colocar cláusulas para pagamento de multa em seus contratos, duas coisas incompatíveis com a política do Tricolor cujo teto salarial para técnico é de R$ 300 mil.

Compromisso
Após JJ ter declarado que não iria contratar Dorival, uma versão que esta ganhado força na imprensa é de que Juvenal já teria acertado pré-contrato com algum técnico que esteja no exterior. Uns apostam que esse técnico seria Autuori, outros, Abel Braga, já que ambos estarão livres no próximo ano.

Baresi, inclusive, já estaria a par da situação e seria aproveitado na futura comissão técnica.

O problema desta “teoria” seria o custo, pois tanto Autuori quanto Abel tem altos salários.

O que eu penso disso tudo
Acho correto o Tricolor manter sua política salarial, e portanto, o novo técnico deve se enquadrar a ela, e se existe mesmo esse pré-contrato, não tem jeito, devemos respeitá-lo.

Caso as duas questões acima estejam resolvidas minha preferência hoje seria a seguinte:

A política do bom, velho e nem sempre barato, não está mais dando certo. É preciso mudar e apostar na base.

Se com a economia for possível trazer um craque, tudo bem, mas jogador meia-boca, não.

Gostaria da contração de Dorival Jr. pois demonstrou saber trabalhar com garotos. Prova disso é que foi com ele que Neymar e Ganso se firmaram como titulares no Santos, além do aproveitamento de Wesley, André e Pará.

Vindo agora, o novo técnico teria tempo mais do que suficiente para se adaptar ao clube, implantar e treinar seu esquema tático, e também conhecer a “molecada”.

A chegada de Dorival implicaria na vinda de Ivan Izzo, seu auxiliar, e com isso seria preciso escolher o outro entre Milton Cruz e Baresi.

Eu ficaria com Baresi por conhecer as categorias de base e por ter interesse na profissão, procurando novos métodos e estudando.

Como Milton Cruz já disse várias vezes que não tem a ambição de ser técnico, mas tem a confiança de JJ, que se dedique exclusivamente àquilo que gosta, que é “selecionar” jogadores.

Bom, tudo isso aí acima é só “achismo”, a verdade só Juvenal sabe.

2 comentários:

Xandão disse...

Se o Milton Cruz tem como talento principal caçar jogadores, acho que ta passando da hora de mandar ele passar no RH e pegar as contas, afinal, as nossas últimas contratações foram verdadeiros MICOS! Eu achava o Milton Cruz um cara bom...mas depois da passagem dele como técnico e do comportamento com jeitão de "relaxado" dele, passei a achar ele mais um dos que gostam de "mamar" nas tetas do TRICOLAÇO e soh ta interessado no bom emprego que ele tem.

Quanto ao técnico, concordo que por um cara agora pra ir se acostumando ao time para ano que vem entrar com tudo, seria uma boa... mas acho que o Baresi, apesar de não entender muito da profissão, até que ta levando numa boa essa passagem no comando do SPFC. Por mim, acho que qq uma das 2 opções: Trazer alguem agora ou manter o Baresi, ta bom demais.

Um abraço!

Anônimo disse...

tomar de 3 a ZERO do goias é um tapa na cara pra essa diretoria mediocre...pelo menos deveria ser.

Postar um comentário