sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Fifa monta pacote pós-Carnaval

Reprodução: Folha.com

Entidade fará reuniões decisivas sobre assuntos críticos do Mundial em março
Sergio Rangel

A Fifa já prepara um pacote pós-Carnaval para os organizadores da Copa de 2014.
Quase seis meses depois da sua última visita oficial ao país, o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, terá uma agenda cheia de reuniões decisivas depois de assistir aos desfiles das escolas de samba do Carnaval carioca no início de março.
Baseado no Rio, Valcke pode excluir Natal do Mundial e vai cobrar pressa dos governos na reforma dos aeroportos. Ele também fechará detalhes do sorteio das eliminatórias e exigirá uma posição oficial dos dirigentes do Corinthians e do governo paulista sobre a construção do estádio de Itaquera.
O projeto inicial previa uma arena com capacidade para 48 mil pessoas. A Fifa exige o mínimo de 65 mil lugares para o jogo de abertura.
A demora para o início das obras do estádio de Natal é um dos pontos delicados da pauta. Na semana passada, representantes do governo potiguar se reuniram com o Comitê Organizador Local para tentar acalmar a Fifa.
A cidade ainda não licitou a obra. No encontro, o novo secretário extraordinário para assuntos relativos à Copa de 2014 do governo do Rio Grande do Norte, Demétrio Paulo Torres, prometeu até junho concluir a licitação.
Outro ponto que será discutido é qual cidade receberá os estúdios do IBC (International Broadcast Center, ou centro internacional de mídia) durante a Copa-2014.
Depois de praticamente garantir em setembro que o Rio receberia o centro de mídia, Valcke recuou e adiou a decisão por considerar a instalação carioca pequena.
São Paulo, Brasília e Rio disputam o direito de receber o IBC, espaço nobre da Copa, já que dirigentes e milhares de profissionais ficam na cidade por períodos longos e gastam mais do que turistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário