quarta-feira, 2 de março de 2011

Em comunicado, Record responde Globo e elogia formato do C13

Reprodução: Folha.com
Eduardo Ohata

A Rede Record enviou um comunicado respondendo uma nota enviada pela TV Globo e publicada em jornais do país nesta quarta-feira.
Na nota, a emissora paulista diz que o modelo anterior do contrato de televisionamento em TV "impôs aos clubes brasileiros o endividamento e a perda sucessiva de seus maiores talentos para outros países".
A Record elogiou o Clube dos 13.
"A proposta do Clube dos 13 rompe com as obscuras negociações que favoreciam o monopólio e descaracterizavam a concorrência, impondo aos clubes valores e limitações exigidas pelos eternos favorecidos", diz nota da Record.

A licitação
A licitação para a transmissão dos jogos em TV aberta do Brasileiro de 2012 a 2014 está marcada para ocorrer no dia 11, com valor mínimo de R$ 500 milhões por ano. A disputa está coberta de dúvidas, uma vez que diversos clubes ameaçam sair da entidade para negociar diretamente com as emissoras.
Na noite da última sexta, a TV Globo anunciou que não pretende participar da concorrência do C13.
Record e RedeTV! são as outras emissoras que se mostraram interessadas em comprar os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro entre 2012 e 2014. A edição de 2011 não sofre alterações e será transmitida por Globo e Band.
Nesta quarta, a Globo publicou um anúncio em que dizia ter recebido a carta convite para participar da concorrência pelos direitos de exibição do Brasileiro mas "com condições que não atendem aos nossos formatos".
Para a emissora carioca, tal alteração do C13 provoca uma "desestruturação de um projeto complexo, que foi construído ao longo dos últimos 13 anos". No anúncio, a Globo diz que "se sente impedida de participar da referida licitação, e manterá contato com os clubes para negociar a aquisição dos direitos".

Leia abaixo a íntegra da Record:

"A Rede Record vem a público expressar preocupação com as reações ao modelo de negociação proposto pelo Clube dos 13. O formato foi desenvolvido como consequência de um acordo entre o Clube dos 13 e o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Pelo que foi acertado, cláusulas que caracterizavam o favorecimento a um monopólio e impediam a participação de outros concorrentes de forma democrática e transparente foram proibidas.
O modelo anterior impôs aos clubes brasileiros o endividamento e a perda sucessiva de seus maiores talentos para outros países. Alguns clubes brasileiros passam meses sem parceiros patrocinadores porque camisas, luvas, bonés e até placas publicitárias são evitadas ou encobertas nas transmissões esportivas. Ainda existem alguns clubes brasileiros que simplesmente são ignorados durante a temporada e passam semanas sem que seus jogos sejam transmitidos.
A carta convite enviada pelo Clube dos 13 contempla uma concorrência transparente, séria, com regras claras. O documento exige propostas entregues em envelopes fechados e pressupõe declarar vencedor aquele que fizer a melhor proposta financeira para todos os clubes. O modelo é semelhante ao estabelecido pelo Comitê Olímpico Internacional para a disputa de direitos dos Jogos Olímpicos.
A Record detém os direitos de transmissão exclusivos dos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres. Fez a melhor proposta e venceu. O mercado publicitário brasileiro - de forma ousada - correspondeu ao investimento da Rede Record e cobriu todos os custos de direitos e transmissão, além de gerar lucros. Parte do pacote olímpico já foi visto no Brasil com a premiada e pioneira cobertura esportiva dos Jogos de Inverno de 2010, de Vancouver, no Canadá. Prova inequívoca de que a Record quer inovar no esporte, tem apoio do mercado publicitário e retorno expressivo em audiência.
Este ano, em outubro, faremos o mesmo com os Jogos Panamericanos de Guadalajara.
A proposta do Clube dos 13 rompe com as obscuras negociações que favoreciam o monopólio e descaracterizavam a concorrência, impondo aos clubes valores e limitações exigidas pelos eternos favorecidos.
A Record reafirma o desejo de participar da concorrência do Clube dos 13, se os associados estiverem em acordo e unidos em busca de propostas que ofereçam alternativas para o torcedor brasileiro, melhorem arrecadações e ampliem a possibilidade de surgimento de novos patrocinadores.
Mas se os clubes desejarem uma negociação em separado, optando por outro modelo, a Record também pretende apresentar proposta, desde que as negociações sejam feitas seguindo padrões de transparência e regras claras. Ou seja, com a garantia de que a melhor proposta para a televisão aberta terá preferência.
Esta é a forma que a Record encontra para contribuir com a evolução e o desenvolvimento do futebol brasileiro, proporcionando ao torcedor acesso livre e gratuito ao esporte preferido da nação. "


Comentário do blog
O fato novo é que a Record se diz disposta a também fazer propostas individuais aos clubes, e dessa forma, acredito que os poucos que ainda resistiam adotarão a negociação direta, inclusive o São Paulo.

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