Reprodução: ESPN.com.br
A Rede Globo quebrou o silêncio e explicou pela primeira vez
os motivos de não participar da licitação pelos direitos do Campeonato
Brasileiro. Em carta que será publicada oficialmente na quarta-feira, a empresa
usa argumentos técnicos para alegar que sua entrada em uma disputa pelo evento.
A emissora afirmou, ainda, que pretende conversar com os
clubes que pretendem negociar separadamente os direitos de suas partidas.
No texto da carta, a Globo diz que as mudanças no projeto de
transmissão apresentado pelo Clube dos 13 – que agora divide as cotas entre TVs
aberta, fechada e internet – desestruturam um modelo de 13 anos de parceria.
“As exigências e modificações nos conteúdos das diversas plataformas
de mídia, contidas na carta convite do Clube dos 13, importam na
desestruturação de um projeto complexo, que foi construído ao longo dos últimos
13 anos”, diz a emissora em sua carta.
Leia abaixo a íntegra da carta da Rede Globo:
EM RESPEITO AO TORCEDOR, TORNAMOS PÚBLICA NOSSA RESPOSTA AO
CLUBE DOS 13
A Rede Globo acompanhou com preocupação as conversas e as
reuniões sobre os novos modelos de comercialização do Campeonato Brasileiro
propostas pelo Clube dos 13 nos últimos meses. Por várias vezes alertou que o
modelo em vigor era fruto de uma longa parceria pelo aprimoramento do futebol
brasileiro, e que as mudanças seriam danosas, inclusive para os próprios
clubes.
Nestes últimos anos os clubes brasileiros tiveram um
crescimento de receitas muito acima do crescimento do PIB do país, não só
através das receitas obtidas com a venda dos direitos de transmissão, mas
também a com a comercialização de outros ativos, incluindo propaganda nos
uniformes e publicidade nos estádios, em virtude da exposição permanente na TV
Aberta.
No entanto, dia 23 de fevereiro a Rede Globo recebeu a carta
convite, para participar da concorrência pelos direitos de exibição do
Campeonato Brasileiro para o período 2012 - 2014, com condições que não atendem
aos nossos formatos de exposição de conteúdo em TV Aberta e da comercialização
do seu patrocínio, baseados exclusivamente em audiência e na receita
publicitária.
As exigências e modificações nos conteúdos das diversas
plataformas de mídia, contidas na carta convite do Clube dos 13, importam na
desestruturação de um projeto complexo, que foi construído ao longo dos últimos
13 anos.
Não por outra razão, muitos dos principais clubes
brasileiros já declararam publicamente que não serão representados pelo Clube dos
Treze na negociação de seus direitos na referida competição.
Por tudo isso, a Rede Globo se sente impedida de participar
da referida licitação, e manterá contato com os clubes para negociar a
aquisição dos direitos. Assim, acreditamos que será adequadamente observada a
importância da TV Aberta, como meio de comunicação gratuito e de maior
abrangência/audiência nacional, e privilegiada a parte mais importante do
Projeto Futebol: o torcedor brasileiro.
Rede Globo
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