quinta-feira, 24 de março de 2011

Todos os caminho levam à Vila Rica


Uma coisa precisa ficar clara em todo esse imbróglio envolvendo a disputa pelos direitos do Campeonato Brasileiro: o Clube dos 13 implantou o processo de licitação apenas para que ele, C13, e a Globo não recebessem uma multa milionária do CADE.
Ou seja, toda essa disputa não esta acontecendo por influência de Juvenal Juvêncio como a imprensa esta procurando insinuar. O SPFC esta apenas cumprindo com a obrigação assumida quando se filiou à entidade.
A verdade é que esse aliciamento de os clubes estão sofrendo só esta acontecendo porque a Rede Globo de Televisão resolveu não cumprir sua parte do acordo feito junto ao órgão federal, compromisso esse que evitou que fosse multada. Num português claro, esta dando uma de "malandra".
A Rede Record é outra que esta  se utilizando da "malandragem". Não cumpre nada do que fala. Nunca cumpriu. Não é séria.
Em negociações anteriores, após fazer a mesma “espuma” de agora, chegou a entregar o envelope de proposta vazio, zombando de todos.
Até a proposta de R$ 100 milhões que diz ter feito ao SCCP e ao Flamengo é uma brincadeira de mal gosto, uma vez diminuiriam muito a arrecadação de bilheteria e PPV desses clubes, o que anularia a vantagem financeira. Mas virou notícia e ainda pousou de "emissora transparente".
Quanto ao último passo dado pelo C13, a assinatura do contrato com a RedeTV! tem a única finalidade de provar ao CADE que a entidade está cumprindo a parte que lhe cabe do acordo, e que por isso, não por sofrer qualquer penalização futura.
Onde tudo isso vai para ninguém sabe (quer dizer, no fundo a gente sabe né?).
O mais provável é que o CADE abra novo processo para apurar o caso (o que determinou a implantação da licitação durou anos) e a Globo, “malandramente”, faça um adiantamento aos clubes para que paguem suas dívidas com o C13 ou então, que substituam as garantias dadas pelo C13 por garantias da Globo. Feito isso, esses clubes  poderiam pedir a   desfiliação da entidade para ganhar autonomia para fechar contrato com a emissora que desejarem, pois são entidades privadas.
É dificil prever.
O que sei é que ao final de todo esse processo, só se darão bem aqueles que se prostituírem.
Assim é o Brasil, afinal “o bom é legar vantagem em tudo, certo?”.

Um comentário:

Anônimo disse...

O melhor post sobre o assunto que eu li, o pior foi de um ex-são paulino cretino do portal da "Poderosa Vênus Platinada", essa crise está servindo pra isso pelo menos.

É triste ver torcedor são paulino com medo e atribuindo isso a pessoa errada, JJ está sendo correto nesse aspecto, pelo menos na minha opinião, estão seguindo o acordo, a lei.

Postar um comentário