Reprodução: Máquina do Esporte
Guilherme Costa
A rede de postos de combustível Ale é a nova patrocinadora
do São Paulo, que precisou inventar novas propriedades comerciais em seu
uniforme para viabilizar o negócio. A empresa assinou contrato com a equipe
tricolor até o dia 31 de dezembro deste ano.
O logotipo da Ale será exposto na perna direita dos calções
do São Paulo, acima do número. O clube também colocará a marca da empresa em
uma das omoplatas (a esquerda na camisa branca, a direita na camisa vermelha).
A Ale será a sexta empresa a estampar o uniforme do São
Paulo. O time tricolor já possuía contratos vigentes com BMG (peito e costas),
Yázigi (mangas), Copagaz (barra traseira da camisa ∕
calção), TIM (interior do número) e Reebok, que é a fornecedora de material
esportivo.
O curioso é que o São Paulo sempre foi um dos maiores
críticos da poluição de patrocínios no uniforme, prática que começou a se
popularizar no futebol brasileiro quando o Corinthians usou aportes
complementares para aumentar a remuneração do atacante Ronaldo em 2009. Até o
ano passado, o time tricolor comercializava apenas a cota máster (peito e
costas) e a barra da camisa ∕ calção.
Além do uniforme, a nova patrocinadora tricolor terá direito
a oito placas no Morumbi, seis placas no CT da Barra Funda, 5% dos backdrops,
15 lugares no Camarote Fabuloso e 500 ingressos para jogos do São Paulo. A Ale
não revelou o valor desembolsado pelo aporte.
A negociação com o São Paulo, que foi intermediada pela
agência de marketing esportivo TFW, também terá participação do centroavante
Luis Fabiano. Principal reforço do time tricolor para esta temporada, o novo
camisa 9 participará ao menos de um evento oficial da Ale durante o ano e ainda
cederá sua imagem para a marca – a empresa poderá usar fotos dele em peças de
publicidade.
A Ale também patrocina atualmente o Vasco, clube em que a
rede de postos aparece na omoplata. Em 2009, a empresa foi cotista máster do
uniforme do Flamengo, que conquistou naquela temporada o título do Campeonato
Brasileiro.
Comentário do blog
Infelizmente esse é um caminho sem volta. Até o Barcelona
que nunca teve patrocínio em sua camisa e curvou e exibirá a marca da Qatar
Foundation em seu uniforme.
Atualizado às 12h08
Segundo o globoesporte.com a distribuidora
de combustíveis ALE irá pagar R$ 2,2 milhões por um período de sete meses.
A mesma matéria informa que o SPFC
está negociando com o BMG a renovação do patrocínio máster por um valor entre
R$ 27 milhões e R$ 29 milhões, bem abaixo dos R$ 35 milhões divulgados pelo
LANCE!NET (veja aqui).
Como o novo contrato entrará em vigor
no segundo semestre, quando Luis Fabiano deverá aumentar muito a exposição da marca
SPFC, acredito que a informação do LANCE! esteja mais próxima da realidade.
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