quarta-feira, 1 de junho de 2011

Impasse entre Odebrecht e BNDES pode parar obras do Itaquerão


Loteria federal
A Odebrecht colocará R$ 30 milhões do próprio bolso na primeira etapa das obras do estádio do Corinthians, o Itaquerão. O BNDES até agora não aprovou o financiamento ao projeto. Se o impasse persistir, a arena dificilmente sai do chão.

Desenho
O banco quer que a empreiteira tome o empréstimo, se responsabilizando diretamente por ele. A Odebrecht não aceita, pois ficaria responsável pelo crédito por mais de uma década. Defende a criação de um fundo de investimento imobiliário em que o Corinthians seria o maior cotista. Esse fundo tomaria o empréstimo no BNDES. A empreiteira seria avalista. O banco até agora não aceitou a fórmula.

Desenho 2
Outra dificuldade é que o Corinthians só aceita colocar como garantia do financiamento a venda do "naming rights", o direito de batizar a arena, que seria negociado no futuro com alguma empresa. A própria Odebrecht quer que o clube abra a possibilidade de garantir o empréstimo com renda da bilheteria e exploração de camarotes, por exemplo.

6 comentários:

Renato - Bela Vista disse...

Ok. Qual eh a razao da Odebrech lancar mao de 30 milhoes em investimento pra lah de arriscados? Eh preciso verificar a fundo esta questao. Este porte de investimento demanda de algumas certezas que este projeto nao tem.

Anônimo disse...

Apesar de torcermos contra, como são paulinos e como cidadãos, acho que o Gambazão vai sair sim e com dinheiro público, não deve ser a abertura da Copa, essa tá encomendada para o Maracanã, só espero que não façam como a Cidade do Cabo que gastou rios de dinheiro e ficou sem a abertura. No final vão fazer um fundo em que o estado de SP é dono de cotas também, mas não ganha nada com isso, pq estádio em itaquera dará prejuízo bla bla bla.... Alckmin não vai aguentar a pressão e não ficará contra a nação curintiana, são muitos votos... Ganha Itaquera que será o coração da Zona Leste com uma área bem estruturada... e nós, nós, pagamos a conta, aliás, como sempre...

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Renato - Bela Vista disse...

Anonimo empenado, a populacao de Sao Paulo eh absolutamente contra a investmento publico para fins particulares, eh o que as pequisas apontam com a opinao de mais de 70% dos entrevistados. Dinheiro paulista nao vai. O areia mijada Eh sujo Soh isso, ta tentado segurar esta ilusao viva ateh as proximas eleicoes no galinheiro.

Guedex disse...

Não tenho nada contra torcedores de outros times deixarem suas opiniões aqui no blog, mas comentários ofensivos serão SEMPRE bloqueados.

Anônimo disse...

Ola Renato - Bela Vista. explica isso para o candidato do PT na eleição em 2014.... Você não acha que os adversários politicos do Alckmin vão bater um monte dizendo que o time da marginal sem numero não tem estadio por causa dele? E nossos co-irmãos de cerebro diminuido não vão embarcar nessa? lógico que vão... Outro ponto: no final tudo acaba em pizza. vão fazer um acordo aqui outro ali e tá tudo certo... só se prepare para fazer o cheque... Fui!

Postar um comentário