Reprodução: globoesporte.com
Marcelo Parreira e Marcelo Russio
Com conclusão prevista para fim de
2012, Estádio Nacional é o carro-chefe das intenções brasilienses para
conquistar a primeira partida do Mundial
O discurso de Brasília para a Copa do
Mundo de 2014 é de otimismo. A capital federal confia no Estádio Nacional como
carro-chefe para mostrar bons resultados na preparação para o Mundial e manter
a esperança de sediar a abertura do evento, além de receber a Copa das
Confederações. Segundo o secretário-executivo do Comitê Organizador Brasília
2014, Cláudio Monteiro, a ordem na preparação é de transparência total,
principalmente após escândalos recentes sobre corrupção na política local.
- A questão de transparência pra nós é
uma questão de honra. Brasília é uma cidade que teve um abalo. Não foi uma
catástrofe natural, mas foi uma catástrofe e por isso transparência é a
determinação do governador. Fazer com qualidade, cumprir o papel, não frustrar
expectativas mas, acima de tudo, transparência total em todos os atos - diz
Monteiro, que também é chefe de gabinete do governador Agnelo Queiroz.
Apesar da preocupação, apenas a obra
de construção do Estádio Nacional está mantida conforme o que prevê a chamada
Matriz de Responsabilidade, documento firmado entre o governo federal e o
governo do Distrito Federal com os compromissos e responsabilidades das obras
para os jogos. O documento está bastante defasado em relação a muitas das
cidades-sede, e uma revisão está em estudo no Ministério do Esporte. As
atualizações podem sair ainda este mês. O secretário do comitê do DF garante
que tudo estará pronto antes de 2014.
- Estamos cumprindo o nosso cronograma
à risca. Nós não temos nada que ultrapasse o limite de 31 de dezembro de 2013.
Temos consciência da nossa responsabilidade perante a sociedade brasiliense,
perante a sociedade brasileira.
O GLOBOESPORTE.COM mostra agora a
situação de Brasília e o andamento das obras na capital federal para o Mundial
de 2014.
ESTÁDIO
Vitrine de Brasília na intenção de sediar a abertura, o Estádio Nacional terá capacidade para 70.000 pessoas. Segundo o Comitê Organizador, a arena já está 35% concluída - os operários já trabalham concretando parte da arquibancada. Hoje, são 2.500 funcionários, que se revezam em dois turnos, trabalhando de 7h às 22h. Um terceiro turno, madrugada adentro, deve começar em setembro. Tudo para concluir a obra no prazo previsto: dezembro de 2012.
ESTÁDIO
Vitrine de Brasília na intenção de sediar a abertura, o Estádio Nacional terá capacidade para 70.000 pessoas. Segundo o Comitê Organizador, a arena já está 35% concluída - os operários já trabalham concretando parte da arquibancada. Hoje, são 2.500 funcionários, que se revezam em dois turnos, trabalhando de 7h às 22h. Um terceiro turno, madrugada adentro, deve começar em setembro. Tudo para concluir a obra no prazo previsto: dezembro de 2012.
A obra, orçada em R$ 671 milhões,
passou por contratempos. Primeiro, com a alteração do projeto, que
originalmente previa o aproveitamento de parte da arquibancada do estádio Mané
Garrincha. Segundo o comitê organizador, a alteração foi realizada devido à
inclinação, que prejudicava a visibilidade, e ao estado deteriorado da
estrutura original. A mudança permitiu uma economia de R$ 25 milhões ao
projeto, cujo custo originalmente previsto era de R$ 696 milhões. O valor não
inclui elementos como o gramado, a cobertura do estádio ou as cadeiras, cujos
custos não foram divulgados para não atrapalhar a concorrência, segundo
Monteiro. Em maio, no entanto, a derrubada da arquibancada antiga com o uso de
explosivos fracassou, e foi necessária a demolição mecânica da estrutura.
De acordo com Monteiro, o projeto do
estádio prevê que ele sirva como uma arena multiuso. Para isso, ele passará por
uma licitação internacional, de modo que possa servir de palco para grandes
eventos após o Mundial. A ideia já teria atraído a atenção de empresas
nacionais e de grupos de países como Inglaterra, Estados Unidos e França.
- Brasília tem uma renda per capita
altíssima, você tem aqui semanalmente uma agenda de shows... no estacionamento
do estádio. Isso é constrangedor para o brasiliense. Nós queremos incluir o
estádio em um circuito internacional de grandes eventos.
Segundo Jair de Farias, coordenador de
comunicação e marketing do comitê organizador, a meta é que o estádio tenha um
grande shopping center, além de outros atrativos:
- A ideia é que tenhamos, além de um
grande shopping center no estádio, um estacionamento com capacidade para 30 mil
veículos, um centro empresarial funcionando em um dos aneis da arena e três
restaurantes de categoria internacional. Com toda essa estrutura, e os eventos
que pretendemos atrair a cada semana, a previsão é que o estádio se pague em 15
anos.
LEGADO PARA A CIDADE
Duas grandes obras de mobilidade urbana estão previstas para Brasília, que serviriam aos turistas durante o Mundial e ficariam disponíveis ao uso da população após o evento. O primeiro é o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), cuja primeira parte ligaria o aeroporto Juscelino Kubitschek a uma das primeiras estações de metrô do Plano Piloto, área central de Brasília. Previsto originalmente para estar pronto em março do ano que vem, o VLT foi suspenso pela Justiça por irregularidades na licitação. Agora passará por nova concorrência, prevista para setembro, e espera-se que as obras sejam retomadas até o fim deste ano. Com custo estimado de R$ 364 milhões, o trecho tem conclusão estimada para junho de 2013.
LEGADO PARA A CIDADE
Duas grandes obras de mobilidade urbana estão previstas para Brasília, que serviriam aos turistas durante o Mundial e ficariam disponíveis ao uso da população após o evento. O primeiro é o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), cuja primeira parte ligaria o aeroporto Juscelino Kubitschek a uma das primeiras estações de metrô do Plano Piloto, área central de Brasília. Previsto originalmente para estar pronto em março do ano que vem, o VLT foi suspenso pela Justiça por irregularidades na licitação. Agora passará por nova concorrência, prevista para setembro, e espera-se que as obras sejam retomadas até o fim deste ano. Com custo estimado de R$ 364 milhões, o trecho tem conclusão estimada para junho de 2013.
Já as obras para o Veículo Leve sobre
Pneus (VLP) ainda não começaram. O comitê organizador estima o início para o
mês que vem, mas o contrato só foi liberado pelo Tribunal de Contas do DF no
começo do mês. A companhia de Metrô do DF, responsável pelo sistema, acredita
que elas possam começar em 2012, e serem concluídas apenas no final de 2013 -
após, portanto, a Copa das Confederações. Os ônibus terão capacidade para até
160 passageiros e um percurso de 42 quilômetros de corredores exclusivos para
ligarem as cidades de Gama e Santa Maria ao Plano Piloto. A obra deve custar R$
587 milhões e tem expectativa de atender a 600 mil pessoas diariamente.
Além destes investimentos, está sendo
feita a compra de 12 ônibus de dois andares, similares aos "double
decks" de Londres, para que os turistas possam fazer visitas guiadas por
toda a cidade.
OBJETIVOS
O secretário do comitê organizador não esconde a expectativa da escolha da cidade para abertura da Copa, que para ele, seria uma forma de recuperar a auto-estima recentemente abalada dos habitantes do Distrito Federal.
OBJETIVOS
O secretário do comitê organizador não esconde a expectativa da escolha da cidade para abertura da Copa, que para ele, seria uma forma de recuperar a auto-estima recentemente abalada dos habitantes do Distrito Federal.
- Fazer a abertura em outra região
pode ser um evento a mais pra aquela cidade. Pra nós, do Distrito Federal,
representa a busca da autoestima do povo do DF, o respeito do povo brasileiro
em relação a sua capital. Então pra nós é a questão, estamos nos dedicando pra
isso, vamos trabalhar pra isso, e acreditamos que fazendo a nossa parte as
coisas acontecerão.
Questionado sobre qual seleção seria a
mais interessante para Brasília abrigar durante o Mundial, Jair de Farias não
teve dúvidas:
- Queremos a Argentina. Ter jogadores
como Messi, Tevez e tantos outros craques aqui seria interessantíssimo para a
divulgação internacional da cidade.
AEROPORTOS
AEROPORTOS
A reforma do Aeroporto Internacional
Juscelino Kubitschek já começou. Um dos principais pontos de conexão de voos em
todo o país passará por uma ampliação no terminal de passageiros, que deve
dobrar de tamanho de até 2014, e um aumento na capacidade de circulação de
passageiros de 14 milhões em 2010 para 26,5 milhões anuais em 2014.
Também será ampliado o pátio para as
aeronaves e construídos os chamados módulos operacionais. Um deles já está em
funcionamento. Segundo a Infraero, a reforma do terminal, iniciada em abril, só
será concluída em dezembro de 2013, após a Copa das Confederações. A previsão
original era de abril de 2013. O investimento do governo federal no aeroporto
está estimado em R$ 747 milhões.
HOTELARIA
O comitê organizador Brasília 2014 não tem um número previsto de profissionais da linha de frente de recepção turística a serem treinados até o evento. A estimativa do próprio comitê é de um incremento na demanda turística que varia entre 250 mil a 300 mil turistas. Mesmo assim, segundo Monteiro, a expectativa é de "otimismo", e o objetivo é qualificar "o máximo que puder", mas a definição de um número mínimo necessário seria "chutômetro". Para ele, a responsabilidade nessa área não é só do governo.
HOTELARIA
O comitê organizador Brasília 2014 não tem um número previsto de profissionais da linha de frente de recepção turística a serem treinados até o evento. A estimativa do próprio comitê é de um incremento na demanda turística que varia entre 250 mil a 300 mil turistas. Mesmo assim, segundo Monteiro, a expectativa é de "otimismo", e o objetivo é qualificar "o máximo que puder", mas a definição de um número mínimo necessário seria "chutômetro". Para ele, a responsabilidade nessa área não é só do governo.
- Quem tiver capacidade de apresentar
projetos pra buscar esse recurso vai buscar no Ministério do Turismo, do
Trabalho, de todas as áreas governamentais. Quem potencializa é a iniciativa
privada, a sociedade civil.
Segundo Sérgio Graça, coordenador do
comitê, instituições do setor estimam que a cidade tenha hoje 24 mil leitos
para receber os turistas. Mesmo assim, está prevista a adaptação de uma área
próxima ao estádio, que seria uma nova área de conveniência, contando com
hotéis, restaurantes, bares e praças, além do acesso facilitado à arena.
- Nós temos, por ser uma cidade
tombada, de ter isso no centro da cidade, com uma ampla área de estacionamento,
cercada por uma área hoteleira, cercada por parques. Aqui as pessoas vão poder
transitar por essa área à pé, em ciclovias. Vamos colocar até carrinho elétrico
para fazer isso – diz Monteiro.
INVESTIMENTOS
De acordo com o Comitê Organizador da Copa do Mundo em Brasília, o total de investimentos na cidade para o Mundial girará em torno de R$ 2,4 bilhões. As áreas de maior concentração de recursos são: Estádio (R$ 671 milhões); VLT (R$ 364 milhões); VLP e construção de corredores exclusivos (R$ 587 milhões) e Aeroporto (R$ 747 milhões).
INVESTIMENTOS
De acordo com o Comitê Organizador da Copa do Mundo em Brasília, o total de investimentos na cidade para o Mundial girará em torno de R$ 2,4 bilhões. As áreas de maior concentração de recursos são: Estádio (R$ 671 milhões); VLT (R$ 364 milhões); VLP e construção de corredores exclusivos (R$ 587 milhões) e Aeroporto (R$ 747 milhões).
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