quinta-feira, 1 de setembro de 2011

E agora?


Pela primeira vez no campeonato o Tricolor está fora do G4, grupo que assegura vaga para a Libertadores 2012 e permite sonhar com o título.
Durante o primeiro turno a equipe teve que conviver com a desclassificação da Copa do Brasil, a troca de treinador, ao desmantelamento de sua zaga, aos desfalques por seguidas contusões de alguns atletas e por convocações para as seleções de base, enfim, a coisa não foi fácil e mesmo assim terminamos o turno a apenas dois pontos do líder.
Mas se até agora a boa posição na tabela “segurava a barra” da equipe, a coisa mudou.
Já são cinco jogos sem vitória no Brasileirão, e pior, a equipe está perdendo muitos pontos no Morumbi, o que só faz aumentar a pressão.
Até o momento tenho procurado não criticar o trabalho do Adilson porque ele ainda não havia tido todo elenco (ou pelo menos a maior parte) a disposição.
Esperava que agora no início do segundo turno as coisas melhorassem. Mas não.
Lucas, Piris, Juan, Jean e Wellington não poderão estar em campo na próxima partida contra o Figueirense, e para o confronto contra o Atlético-MG dificilmente Lucas e Piris poderão atuar pois estarão retornando de partida pelas suas seleções.
Como cobrar o treinador numa situação dessas?
Tá certo, o desempenho poderia (e deveria) ser melhor, mas até agora o São Paulo não pôde colocar seu “time ideal” em campo (que para mim seria: Ceni, Piris, Juan, João Filipe e Rhodolfo; Denilson, Wellington (ou Rivaldo), Casemiro e Lucas; Dagoberto e Luis Fabiano).
O certo é que se até agora a torcida tem sido compreensiva, isso deve mudar. A pressão irá aumentar.
A dúvida é saber se este elenco, que tem demonstrado tanta irregularidade e até uma certa falta de personalidade, terá estrutura para suportar a cobrança e reagir.
Acho que se houvesse união do grupo até seria possivel, mas aí ja é querer demais...

15 comentários:

Anônimo disse...

amigos como pode um time juam toca na bola passa para tras, jean toca para tras, rivaldo para tras parece que todas tem que passar pelo rogerio ta feio

Anônimo disse...

Ainda continuo com o pressentimento de que "SE" preparar essa equipe para 2012, poderemos ganhar vários títulos, 2011 já era no jogo da Ressacada! O PCC tava perdido? Então trocamos 6 por meia-dúzia! Agora a torcida da capital tá de sacanagem né! Jogadores sem raça, e eles deixam por conta da diretoria, vão pro Morumbi cobrar DECENTEMENTE, como todo torcedor deva cobrar do time, uma postura ao menos RAÇUDA de jogar no SPFC, porque nossa casa virou playground dos outros! Mas também pudera, 60.000 lugares, e só vai 6 dúzia de torcedor, vai botar pressão no nosso time como? Ultimamente, na média, temos mais torcedores nos jogos fora do que em casa. O Time anda junto com a torcida, se o time NÃO anda, cabe a torcida empurrar, é assim com as outras equipes pô!

Abel Junior

Corinthians & afins disse...

ahhhh grande Guedex... eu descobri pq vc nao tava querendo comentar o jogo do SPFC...
Sou irritação foi com Rogério Semen, né? que blusa rosa-choque é aquela?!

Anônimo disse...

o adilson é fraco. sempre foi. para mim, ele tem cometido erro em cima de erro em todos os jogos.

errou feio no jogo contra o coritiba, que quase custou uma vitória garantida. errou contra o santos, errou ontem. o cara é fraco. quanto mais opções ele tiver, mais vai errar.

Anônimo disse...

abel, culpar a torcida da capital é facil. dificil é ir para o morumbi assistir o são paulo jogar a bolinha que tem jogado as 22hs de uma noite fria como a de ontem.

ontem havia mais de 7 mil herois no estadio. achei um publico bom dentro das circunstancias.

a culpa é da diretoria, de (grande) parte dos jogadores e do adilson (já que a situação so piorou sob seu comando).

Anônimo disse...

O São Paulo não consegue dar tres toques seguidos na bola isso é raro quando acontece, um time grande jogando em casa não da um chute no gol. Desde que o Adilson assumiu o time a mairia dos jogadores perdeu seu rendimento.Só ele não está vendo que o seu esquema não esta dando certo .Está faltando raça vontade de ser campeão e cade a diretoria que ve o time perder em casa e não faz nada. Nos ultimos anos não contratou um treinador digno do São Paulo.

Anônimo disse...

Não é culpar a torcida, estou somente fazendo uma crítica! Meu pensamento é o seguinte: A Torcida não vai, o jogador acha que se o torcedor não está nem aí, imagine se ele vai jogar decentemente, o torcedor não vai estar lá pra encher o saco e vaiar! E essa questão já é histórica, tanto que nego enche a boca pra falar que só vamos na boa!

Me desculpe, nem sei o seu nome, mas meu amigo, sou ST morando próximo do Distrito Federal, nunca fui no Morumbi, mas aqui no Serra Dourada (200km), quando tem jogo, vou, e sei quanto os outros clubes ganham quando tem jogo do SPFC, porque fora da capital e do estado, você pode ter certeza que os torcedores vão!

Tá jogando bolinha! Tá, mas e daí, você é apaixonado pelo clube ou não? Cobrar na Internet, sei que é fácil, quero ver lá no estádio! Nego berrando na orelha do "Dagol" do Paraíba, etc, torcida joga a favor e contra, e a nossa, na minha opinião, está jogando contra!

Abel Junior

Xandão disse...

É isso ai... eu sempre falei... foram demitir o Muricy deu nisso: Desde então estamos vivendo nas mãos de técnicos meia-boca.

Seria coincidência ou não que desde a saida do Muricy não ganhamos mais NADA e o cara já ganhou um Brasileirão e uma Libertadores.

O problema estava nele ou nos jogadores SAFADOS que fizeram complô pra derrubar o cara?

Aonde está o Washington que fez um bafafá danado na época? E o Dagoberto? Ta até hoje ai, vivendo de boa, "causando" no elenco, manda e desmanda e vive de jogar 1 partida bem e 10 péssimas!

Um amigo meu na época falou: Não podemos "culpar" o elenco pela eliminação na Libertadores.... isso é depreciar o patrimônio do clube!
Ta certo.... ai ficaram do lado desses energúmenos e pra onde foi o patrimônio do clube??? Pro LIXO!!!!

Hoje tamos ai: "comunzões", sem perspectiva de ganhar 1 título esse ano novamente e bobear nem pra Libertadores do ano que vem vamos....

É isso ai... podem me chamar de viúva e o que for... mas não considero coincidência a "queda" do time ter acontecido depois da saída do Muricy.
Não se demite o melhor profissional do país do seu cargo pq ele está "desgastado" ou pq "seu ciclo acabou no clube".... isso é chavão... é conversinha!!!!
Demite o cara e põe incompetente no lugar... que eficiência!!!!

É isso ai... é isso que sempre falei e isso que penso até hoje. O mais engraçado é ver torcedor de "barzinho" que na época escrevia "Fora Muricy" e hoje fala "Volta Muricy". Como é bom ver isso e perceber que eu sempre estive certo. E como é ruim ver que quem está no comando não ve as coisas como eu vejo.

Um abraço

Anônimo disse...

Bom dia a todos!!!

Guedex, valeu por responder no post anterior.
E estou contigo nesta, ta phóda este time, irregular d+ e o que mais ando lendo é que o time esta numa transição, mas no meu ponto de vista o AB é fraco para comandar o time, mas no lugar dele, colocariamos quem?

E Corinthians & afins, ja começou com as idiotices???? Po, acredito que comentar e participar de um blog independente de paixao clubistica tem que ter respeito. fikadica.

Abs a todos!!

Junior Bauru

Régis/SP disse...

Só pode ser muito babaca o torcedor que vai a um estádio para ver o time dele composto de um grupo de jogadores sem alma e sem categoria.
Passar frio, nervoso e vergonha? Ninguém merece.
O baixo público no estádio é reflexo do time. No caso do São Paulo, a torcida está cansada.
Nos jogos contra Atlético Goianense, Paranaense e Vasco (com chuva e frio) tivemos mais de 20.000 no Morumbi, público para lá de bom para o time que temos.
Quem foi a esses jogos não volta mais (eu sou um deles). E com toda razão.

Anônimo disse...

tem gente que acha que o torcedor tem obrigação de ir nos jogos. geralmente são aqueles que tem uma boa "desculpa" para se eximir desta responsabiidade.

se ir ao jogo fosse de graça, eu até concordaria. mas não é. custa caro. os horários dos jogos são ridículos. não existe transporte público de qualidade. o trânsito é absurdo. não há estacionamento. qualquer alimento custa os olhos da cara... aí o cara passa por tudo isso para ver o time perder do fluminense, empatar com o atletico de goiania, perder do botafogo, perder do vasco, empatar com o atletico de goiania... é dureza.

este ano já fui 4 ou 5 vezes ver jogos do são paulo no morumbi. me arrependi em todas.

Anônimo disse...

AO 2 de setembro de 2011 11:42

E se paixão fosse medida por dinheiro você seria o mais apaixonado né?! É essa postura que eu crítico! Desculpas pra não ir tem muitas, não é de graça, transporte, etc, e tal, só que esquecemos que somos a 3º maior torcida, claro que não dá pra ir em todas, vou no máximo em uma, isso se tiver alguém do GO na série A, agora dar desculpas pra não ir? Outra não estou falando de um torcedor, estou falando de TODOS, me incluo nessa, o torcedor de fora de SP "VAI" porque não tem muitas chances de ver o time, o torcedor do estado de SP não vai por inúmeras desculpas, e a maior delas é que o clube não vai bem, sério mesmo, queria acreditar nisso, mas para eu acreditar, as "outras" torcidas deveriam agir do mesmo modo, é não é o que vejo, só para lembrar, a pior colocação, mesmo com um futebol ruim de ser, ver foi 5º colocado nesse Br-2011, então significa que mesmo se nós fossemos o primeiro com um futebolzinho de bosta, O Morumbi estaria vazio? Título galera, faz parte da história de qualquer grande clube, a torcida presente em seu próprio estado, INFELIZMENTE são poucos clubes que tem essa mordomia. E me desculpem quem não aceita a visão que eu tenho, sou eu e muitos diga-se, porque se fosse só eu, estava resolvido!

Ps.: Não acho que brasileiro na sua maioria GOSTA de futebol, brasileiro gosta mesmo é de vencer! Então o futebol é o pior esporte para ser torcedor, vá torcer pro volêi, UFC, ou qualquer esporte que "esteja" vencendo pois só assim vocês serão o que querem ser, VENCEDORES, porque eu só sou um mero TORCEDOR!

Abel Junior

Régis/SP disse...

A análise não é tão simplista, quanto possa parecer.
O que algumas pessoas precisam entender é que para o São Paulino ir ao estádio precisa ser ENTRETENIMENTO, não sofrimento.
Se a pessoa não entende isso, está torcendo pelo time errado.
A maior parte da torcida do São Paulo é diferenciada e não alienada como torcedores de massa.
O São Paulo até tem os seus alienados, mas além de não serem tantos, existem motivos que dificultam a ida deles ao Morumbi.
O estádio, por exemplo, está localizado em uma região de acesso restrito, sem muitas opções de transporte público, o que, por si só, muda o perfil do nosso torcedor.
Tanto que o São Paulo sabedor disso deu prioridade em seu estádio a setores até de certo modo elitizados, como cadeiras do setor Visa, os Camarotes e o setor Premium, que é de onde realmente vem o dinheiro. Hoje, 2/3 do Morumbi são assentos diferenciados.
E não é sem motivo, pois entre ingresso e consumo, este torcedor gasta em média mais do que oito torcedores da popular arquibancada juntos.
Isto posto, se o espetáculo não for bom, esse torcedor tem outra opção, diferentemente, do torcedor de massa que não teria o que fazer.
Assim, se o São Paulino pensar em ir ao Morumbi e lembrar que ele verá um bando de patifes em campo, com certeza, ele vai desviar seu caminho para as outras atrações, até mesmo ao lado do estádio, se for o caso.

Anônimo disse...

Ao Regis/SP

O seu discurso é bom, mas tropeça, no quesito FUTEBOL, e é disso que falamos! Futebol, para esse alienado que vos fala, é paixão, é arte, claro que se juntar os dois teremos o tal entretenimento. O que dizer do Barcelona ou Manchester? Quando eu digo que brasileiro NÃO gosta de futebol é disso que eu falo, como você deixou claro, para o são paulino ir ao estádio, não pode HAVER sofrimento, tem que ter vitórias, e conquistas, ora bolas, mas sofrível que a disputa por penaltis da Libertadores 1992? Ou para os mais novos, foi sofrida a final mundial de 2005? Ahhh mas era na final, certo? Futebol tem sofrimento, tem raça, tem inúmeros adjetivos que ficaria impossível de colocar só neste espaço! Quanto ao poder aquisitivo dos tricolores, está errado na sua colocação! Porque se fossemos mesmo a torcida de maior poder aquisitivo, seriamos então a 30º maior, tendo em vista que no Brasil, não há tantas pessoas com poder aquisitivo alto! A nossa é heterogênea como todas as outras, e tem pessoas tão humildes como nas de "massas", acho até que tem mais "pobres" na nossa torcida que na do Fla e do SCCP, devido ao fato do SPFC ser campeão mais vezes que os outros, o porque? Simples fato de atrelar o sucesso do clube com o sucesso pessoal!

É bem simplista? É! Mas repito, se querem somente SHOWs e Títulos, ENTRETENIMENTO, o futebol não é o melhor esporte, devem torcer para o Vôlei, a NBA, F1, etc, agora se tem uma coisa que tenho que concordar, NÃO GOSTO, mas tenho que concordar com as torcidas de "massa", é que o tricolor só vai na boa! O que é uma pena! Fico triste também porque não se pode falar, porque senão vem as muitas desculpas para justificar, ou vão dizer que não sou são paulino, eu que vi a da TV a invasão do Morumbi em 1992!

Fica aqui um Abraço desse ALIENADO, SIMPLISTA, de poder aquisitivo Médio, são paulino desde 1986, e mais, APAIXONADO pelo FUTEBOL! Futebol de massa, de alegria, na derrota ou na vitória, esse futebol que fez o MUNDO sorrir em 1970 e chorar em 1950, 1982! E mais recente que vê um Barcelona ganhar e perder! Sem deixar de ser FUTEBOL!

Abel Junior

Régis/SP disse...

Abel,
Não confunda sofrimento para jogar futebol (coisa do time atual) com sofrimento para ganhar contra adversários difíceis (conquistas citadas por você).
Os times que você citou eram super-times. Vinham de outras conquistas e já tinham ganhado a confiança do torcedor.
Depois, torcedor tricolor não vai só na boa, isso é balela de jornalista que torce para outro time e tem gente que ainda acredita e passa pra frente.
Isso mudou muito de uns anos para cá.
Torcedor tricolor vai sim ao estádio, mas desde que ele que ele veja luta e empenho dos jogadores (capacitados para isso), coisa que não acontece com o time de patifes atual.
É um conjunto de péssimas atuações que está levando o torcedor a ficar longe dos estádios.
E ai, me desculpe, pois qualquer time atuando mal afugenta torcedor dos estádios, pois até a gambazada depois de algumas derrotas só levou só 16.000 pessoas ao Pacaembu (que é muito mais acessível que o Morumbi) no jogo contra o Grêmio na última quarta-feira.
A diferença, para eles, é que se o time deles estiver ganhando, mesmo que jogando feio e com gol roubado, eles voltam a lotar o estádio (isso sim é ser alienado), mas o são-paulino não quer ver só vitórias, quer ver o time ganhando e jogando bem.
E isso não é ir só na boa, é exigir futebol com o mínimo de qualidade.

Postar um comentário